"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Regressar a casa




Jonas assiste com as costas e Pizzi marca. Peço desculpa, mas não me recordo de muitas assistências com as costas que tenham resultado em golo. Ainda assim, o momento do jogo não foi esse, mas o que se seguiu. Bola no fundo das redes, Jonas e Renato correm desenfreadamente a celebrar em direção à linha de fundo, para só depois se juntarem no lado oposto, em nova corrida, aos restantes colegas. A equipa festeja efusivamente, num movimento infantil, descoordenado, desprovido de rumo, como é próprio da felicidade absoluta. Sabem que mais? É aí que se encontra o segredo da senda vitoriosa do Benfica.

A inteligência subtil de Jonas é determinante, o pé-quente de Mitroglou ajuda, a titularidade de Renato deu metros verticais no centro do terreno e, num aspeto menos notado, Fejsa oferece o equilíbrio tático que faltava. Mas a génese do Benfica vitorioso tem as suas raízes noutro factor. Vislumbra-se em campo uma alegria selvagem (lá está, o efeito Renato) e um espírito de grupo como não se via no passado. O Benfica celebra os golos com uma satisfação incontida, enquanto a equipa se celebra a si própria.


No lançamento do jogo contra o Braga, Rui Vitória, comentando as longas digressões aéreas a que uma parte importante do plantel se tinha dedicado, dizia que lhe tinha agradado "ver a cara de bem estar dos jogadores ao regressar, como um regresso a casa. É sinal de que gostam de estar aqui". É nesta casa comum, onde jogadores e adeptos se reencontram, que o Benfica de hoje constrói uma maré vermelha que empurra a equipa para as vitórias.

publicado no Record de terça-feira