"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Oh Ah Cantona




Quem tem hoje 40 anos recorda-se onde estava quando viu as imagens do muro de Berlim a cair ou da tragédia das Twin Towers e, muito provavelmente, sabe onde primeiro assistiu ao E.T. Cada geração tem um par de imagens icónicas que ajudam a construir uma memória coletiva que se reproduz ao longo do tempo. Há coisas que não se esquecem e o futebol não é exceção.

É certo que há golos memoráveis e jogadas que somos capazes de relatar de cabeça, mas o futebol perdura não apenas como memória afetiva do jogo jogado. Sei onde estava quando aconteceram coisas que mudaram o mundo à minha volta. Da mesma forma que não me esquecerei do lugar e do momento em que vi Cantona, depois de ser expulso contra o Crystal Palace, a avançar para a bancada e a lançar com precisão um golpe de Kung-Fu num adepto que o insultara.

Falo disto porque se cumpriram 20 anos desse gesto grandiloquente, que mudou o futebol inglês, enquanto fez de um jogador notável, uma figura icónica.

Cantona é lembrado pelo seu histórico de vitórias, por ter devolvido o Man. Utd. a um lugar hegemónico e, até, por se ter estreado pelos red devils contra o Glorioso, num jogo de homenagem ao Eusébio. Há também quem sublinhe que foi um dos responsáveis pela alteração do estilo de jogo inglês, continentalizando-o, numa altura em que a Premier League se reinventava, tornando-se o fenómeno global que é hoje. Há um antes e depois de Cantona no futebol inglês.


Pode tudo ser verdade. Mas, o que recordo desse instante definidor, não é a imprudência do gesto, o ato de pura indisciplina, é a prova de que o futebol, na forma como tenta domesticar todos os excessos, canalizando-os para 90 minutos de regras e táticas, exige, para se manter vivo, momentos de respiração pura. Tirando a cabeçada de Zidane na final do Mundial, é difícil recordar-me de outro momento tão icónico no futebol das últimas duas décadas.

















publicado no Record de terça-feira.