"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O complexo de Artur


Dia 7 de julho. Há quase dois meses. Foi aí que o Benfica começou a construir o empate em casa com o Sporting. Logo no arranque da temporada, foi noticiado que Oblak abandonaria o clube. Como se demorou demasiado tempo a encontrar alternativa ao esloveno, estávamos condenados a jogar com Artur – que é hoje um guarda-redes totalmente incapaz para defender as redes do Benfica.

Foi Valdano, a propósito do temor que na década de 80 o público do Santiago Bernabéu inspirava nos adversários do Real, que primeiro falou de “medo cénico” aplicado ao futebol. Artur padece de “medo cénico”, é incapaz de resistir à pressão das grandes partidas e não há psicanalista capaz de resolver o problema. Não se percebe por isso a insistência no brasileiro, para além de todos os limites.

O problema não foi o erro inexplicável que ofereceu o golo ao Sporting. A questão é outra: Artur não oferece rigorosamente nada do que é exigido a um guarda-redes de uma equipa grande. É certo que tem talento para defender grandes penalidades, mas como futebol não é andebol (em que se podem fazer substituições a todo o momento), não se trata de um atributo particularmente importante.

O que se espera de um guarda-redes de um grande é, no essencial, que tranquilize a defesa, que jogando bem com os pés permita à equipa avançar uns metros no terreno, que dê segurança nas bolas paradas (de onde vem o essencial do perigo das equipas adversárias) e que tenha resistência psicológica para os jogos decisivos. Em qualquer destes itens, Artur não é mau, é péssimo e não é por fazer uma defesa aparatosa que o deixa de ser.

Quando o Benfica estava em vantagem, tinha o jogo controlado, foi o complexo de Artur, devidamente potenciado pelos adeptos (que estupidamente não resistem à dinâmica do assobio), que deu cabo do jogo e ofereceu o empate ao Sporting. Sentiu-se na equipa e ainda mais nas bancadas. O que exaspera é que estava escrito que isto iria acontecer. O que só torna mais incompreensível a insistência no erro.

publicado ontem no Record.