"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

"Manéis" a mais


O aspeto mais positivo da exibição do Benfica contra o Boavista é que, a partir de agora, a equipa só pode melhorar.

É um facto que a organização defensiva foi, uma vez mais, muito competente, mas, também, talvez valha a pena recordar, a qualidade da equipa do Boavista só é comparável à da equipa de arbitragem. O que se anuncia, aliás, é um campeonato nacional nivelado por baixo, com um decréscimo de qualidade evidente – a provar o absurdo desta sucessão de alargamentos.

Por muita capacidade que Salvio e Gaitán tenham de acelerar e verticalizar o jogo, não há milagres. Uma equipa que no corredor central joga, em simultâneo, com Talisca, Jara e André Almeida terá sempre dificuldades em controlar as partidas. Uma coisa é jogar com um “Manel”, outra, diferente, é jogar com três ou quatro em simultâneo. O Benfica tem andado a abusar da sorte e a jogar com demasiados “Manéis”.

Já se percebeu, se dúvidas existissem, que Jorge Jesus não alterará a sua ideia de jogo. O treinador benfiquista é fiel ao seu sistema, mesmo quando lhe faltam jogadores capazes de o interpretar na plenitude. Entre jogar, por exemplo, com Gaitán atrás de Lima ou manter o argentino nas alas, Jesus optará sempre pela solução conservadora, mais fiel à sua ideia de jogo. A opção é legítima, mas é também mais exigente.

No fundo, o Benfica 2014/15, para funcionar, vai precisar de encontrar clones dos jogadores que tiveram sucesso no passado. Talisca (ainda?) não é, nem de perto nem de longe, um clone de Enzo, e muito menos de Rodrigo. Tem dificuldades gritantes para manter a posse de bola (é, a este propósito, o anti-Enzo) e falta-lhe a capacidade de verticalizar o jogo de Rodrigo. Já Jara começa a ser uma opção difícil de compreender: esteve em Espanha, voltou à Argentina e regressou com a mesma incompreensão em relação ao jogo de futebol.

Com Enzo e com um outro avançado, é certo, tudo mudará de figura. Mas o que custa perceber é como é que se demorou tanto tempo a planear uma época que tem um dérbi já no domingo.

publicado no Record de terça-feira