"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

terça-feira, 27 de maio de 2014

A realidade

A realidade é tramada. Se no domingo em lugar de embandeirar em arco com uma não vitória, Seguro tivesse feito uma leitura realista dos resultados, hoje não estaríamos aqui. Mais, se na segunda, perante 31% dos votos, não tivesse reforçado apelos para eleições antecipadas ou, pior, sugerido que ia pedir uma audiência ao Presidente, a sua situação agora não seria a mesma. O pior é que, no domingo, os militantes que já andavam com dúvidas se "com este chegávamos lá", ficaram mesmo convencidos que o "PS não ia lá" e que o risco de derrota nas legislativas era real.
Depois, o inevitável aconteceu. Os mesmos militantes que apoiaram esmagadoramente Seguro há três anos, que há um ano e meio convenceram Costa que, com autárquicas à porta e com o partido todo organizadinho por esse país fora, o melhor era recuar, encarregar-se-ão, agora, de apoiar em igual número Costa.
O que é que resta a Seguro fazer? resistir. O problema é que o cerco político dos militantes, da opinião pública (as sondagens) e da opinião publicada revelar-se-á de tal forma intenso que Seguro terá mesmo de ceder. Até porque não tem alternativa. Como é evidente, se por absurdo resistisse até ao fim, chegaria às legislativas com um défice de legitimidade devastador. Imaginem qual seria o resultado de um candidato a primeiro-ministro que se apresentava aos portugueses apenas porque se tinha refugiado num formalismo. A realidade é uma merda, mas é com ela que temos de lidar.