"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A Espinha Dorsal


As promessas eleitorais queimam. No futebol, como na política, o que se promete em campanha e depois não é cumprido é cobrado com juros. Com as expectativas não se brinca e de frustração em frustração, as lideranças vão caminhando para um lento declínio. Quando se dá por ela, já não há nada a fazer.
Recordei-me disto a propósito de uma promessa que tem sido feita por vários candidatos a Presidente do Benfica e que fica invariavelmente por concretizar: “o Benfica será a espinha dorsal da seleção”, terá prometido Luís Filipe Vieira há uns anos, repetindo uma promessa antes feita por esse personagem de farsa que dá pelo nome de Vale e Azevedo.
Sabem que mais? Ora aqui está o caso de uma promessa que podemos agradecer nunca ter sido cumprida e, aliás, a crer em declarações recentes do Presidente já não faz parte dos objectivos estratégicos – “o Benfica não irá ser uma equipa de portugueses no futuro, porque o futebol é global”. Se, por absurdo, o Benfica tivesse hoje a espinha dorsal da seleção nacional, teríamos uma equipa pouco competitiva e incapaz de gerar mais valias financeiras.
Ao contrário do que tem sido dito, a classificação e as exibições de Portugal na qualificação para o Mundial não surpreendem. O que foi surpreendente foi a campanha no último Europeu. A seleção é hoje composta por um jogador de eleição (Ronaldo) acompanhado por dois de classe mundial (Moutinho e Pepe) e dois acima da média (Coentrão e Patrício); depois sobra uma mão-cheia de jogadores entre o mediano e o sofrível. Fazer diferente seria surpreendente.
Agora imagine-se uma equipa do Benfica à imagem da seleção. Tendo em conta que Ronaldo, Moutinho e Pepe nunca estariam, nesta fase da carreira, ao alcance financeiro de um clube português, por esta altura, estaríamos condenados a jogar com João Pereira, Meireles, Miguel, Micael e no ataque divididos entre Postiga e Hugo Almeida. Penso que estamos conversados quanto à espinha dorsal.
publicado ontem no Record