"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ele era o meu amigo de todos os dias


O meu trabalho é profundamente solitário. Já lá vão bastantes anos desde que comecei a trabalhar em casa. Estou mesmo convencido que já não serei capaz de trabalhar de outro modo. Adiante. Acontece que, ao longo destes anos, houve alguém que esteve presente todos os dias e em todos os momentos: o Steve Jobs. Trabalho num Mac – que me ensinou a utilizar o computador de outro modo -, ouço música no iTunes, em playlists aleatórias, seleccionadas entre as 10599 canções que neste momento tenho no disco externo, e nos transportes públicos não dispenso o Ipod – para mim a melhor invenção desde que o Jack O’Neill inventou os fatos de neoprene -, de há meses para cá, tornei-me dependente do iPad, onde pela primeira vez leio jornais e revistas como se os estivesse a ler no papel. O Steve Jobs reinventou a minha forma de escrever, de ler e de ouvir música. Muito provavelmente, sem ele eu não tinha conseguido habituar-me tão facilmente a trabalhar sozinho. Também por causa dele, sei que dificilmente voltarei a não trabalhar sozinho.