"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

sábado, 30 de abril de 2011

O melhor é pedir já asilo

A tentativa de criminalização do PS não começou ontem, nem sequer se iniciou com Sócrates. Mas, na verdade, tem, nos últimos anos, atingido proporções impensáveis e encontrado activistas entre protagonistas improváveis. Hoje, acordei e fiquei estupefacto com as declarações que li de Catroga (que é o senador que Passos Coelho tem para apresentar). Estou suficientemente à vontade, pois tenho a meu favor um número suficiente de discordâncias com o Governo de Sócrates e o que tem sido a sua linha de actuação (e, aliás, não vejo dificuldade em, à direita, se definir uma linha programática coerente que, além do mais, deveria permitir uma vitória eleitoral folgada), mas, confesso, que esta insistência do PSD na criminalização, por todos os meios possíveis, da acção de Sócrates, sendo, no imediato, uma confissão da incapacidade de vencer politicamente o actual primeiro-ministro (que começa a assumir contornos patológicos), tornou-se um passo que nos envia a todos para terrenos muito perigosos – dos quais teremos muita dificuldade em sair durante demasiado tempo. Perante o nível do nosso “debate”, não posso deixar de pensar que se eu, que sou politizado (provavelmente demasiado), só tenho vontade de me manter afastado do país e da nossa política, que pensarão os outros portugueses que seguem com salutar distância o quotidiano político? Depois admirem-se do resultado eleitoral que vão ter e da sepultura que, pelo caminho, estão a cavar para todos nós.